O Programa de Apoio Didático (PAD), regulamentado pela Resolução GR-54/2010, e pela Instrução Normativa FEQ 05/2024,  é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos de graduação regularmente matriculados na Unicamp. O programa é de responsabilidade da PRG e gerido pela Comissão Coordenadora do PAD.

Suas atividades visam ao aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes, sempre supervisionadas pelo professor responsável pela disciplina.

O aluno pode participar do PAD tanto como bolsista como de forma voluntária.

Mais informações: https://www.prg.unicamp.br/graduacao/pad/

Trata-se de uma parceria firmada por convênio/acordo acadêmico internacional entre a UNICAMP e uma Instituição de ensino estrangeira que tem como objetivo a obtenção de diploma de graduação reconhecido nas duas instituições convenentes.

Isso significa que o estudante tem a oportunidade de estudar nas duas instituições (Unicamp e Universidade estrangeira) e receber diplomas das duas, aproveitando os créditos para ambas as grades curriculares. O aluno formado por um programa de dupla diplomação fica habilitado a exercer sua profissão em ambos os países.

Os editais de Duplo Diploma (DD) são gerenciados por docentes em suas unidades acadêmicas na Unicamp e são eles quem definem os requisitos necessários para cada programa com base no que é solicitado pela universidade parceira. A maior parte dos programas são para a graduação e têm como parceiros universidades na Itália e, principalmente, na França. Para saber quais são alguns dos editais que costumam abrir e os requisitos de cada um deles, recomendamos consultar os editais passados disponíveis na página de Editais em nosso site.

Paria mais informações e inscrições neste programa, o aluno deve acompanhar os editais divulgados no site da Deri (Diretoria Executiva de Relações Internacionais) http://www.internationaloffice.unicamp.br/

A Unicamp possui convênio com diversas universidades estrangeiras e tais convênios podem ser geridos tanto pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) quanto por docentes alocados nas unidades de ensino. As vagas de intercâmbio são negociadas entre os responsáveis pelo convênio na Unicamp e as universidades estrangeiras e são oferecidas por meio de editais de seleção.

Editais geridos pela Deri – as vagas são negociadas pelos funcionários da DERI, que também lançam os editais e fazem a seleção segundo critérios estabelecidos pela própria DERI, além dos exigidos pela universidade de destino. Todo o processo é feito pelo sistema SIGA. O período de intercâmbio normalmente é de um semestre, podendo ser prorrogado por igual período e podem participar dos editais da Deri estudantes que já tenham  cumprido entre 30% e 80% do curso. Para mais informações: http://www.internationaloffice.unicamp.br/

As Bolsas-Auxílio são destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da UNICAMP que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Esse auxílio visa a evitar a evasão, especialmente daqueles que precisam de um suporte financeiro e que, por conta das atividades acadêmicas, possuem horários limitados.

Todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão pleitear todos os tipos de Bolsa-Auxílio. Os alunos de pós-graduação poderão se candidatar apenas às bolsas Transporte e Alimentação. As modalidades de bolsa podem ser encontradas no endereço abaixo.

Mais informações: Serviço de Apoio ao Estudante (SAE)

A iniciação científica (IC) é um modelo de sucesso na universidade brasileira de inserção do alunado em um primeiro contato com o método científico. Este programa visa desenvolver nos alunos de graduação habilidades e competências ligadas ao modo de proceder científico.

As atividades de IC são extracurriculares, e permitem aos alunos participarem de projetos de pesquisa de ponta desenvolvidos por grupos de pesquisa sediados na Unicamp. É, de fato, uma oportunidade muito interessante de participar do desenvolvimento de novas tecnologias ou de descobertas científicas fundamentais para o progresso da sociedade.

A IC geralmente se inicia com a escrita colaborativa entre um docente da Unicamp e um aluno de um projeto de pesquisa. Há duas modalidades de IC na Unicamp: a IC com bolsa e a IC voluntária. As IC’s com bolsa são aquelas em que os alunos recebem bolsas para desenvolver seus projetos, já a IC voluntária é aquela em que os alunos não recebem bolsa para desenvolver seus projetos.

As principais modalidades de IC com bolsa são:

  • FAPESP, que pode ser solicitada a qualquer época do ano: https://fapesp.br/bolsas/ic
  • PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que abre um edital por ano:
  • Projeto de pesquisa com empresa a depender do professor.

Também há as bolsas SAE para os alunos que se enquadrem no critério de renda.

Por fim, a IC voluntária segue o fluxo e as regras do PIBIC.

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...