A Unicamp oferece aos estudantes, desde 1987, o Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica (Sappe), órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Ao longo desses anos de história, o SAPPE acompanhou as mudanças e o crescimento da comunidade da universidade, buscando estratégias para auxiliar o estudante a atravessar as crises inerentes ao momento de construção e consolidação de uma identidade pessoal e profissional. O oferecimento de intervenções terapêuticas breves sempre proporcionou um atendimento de qualidade para uma demanda sempre crescente. O modelo de atendimento é compatível com as especificidades da dinâmica institucional, e difere do oferecido em consultórios. O atendimento psicológico caracteriza-se por intervenções pontuais ou muito breves, que visam oferecer ao aluno um auxílio para sair do momento de crise. Dessa maneira, o acesso a um espaço terapêutico torna-se um recurso preventivo acessível para a comunidade, e pode ser um ponto de apoio ou de transformação decisivo na trajetória do sujeito.
Mais informações: https://www.prg.unicamp.br/sappe/
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) é o principal órgão de apoio e assistência estudantil na Unicamp. Seus programas visam garantir que, ao ingressar na Universidade, os (as) estudantes possam se desenvolver plenamente a partir da associação de um ensino de qualidade a uma efetiva política de assistência estudantil, que incorpora auxílios referentes à moradia, alimentação, transporte e cultura, além de suportes na área educacional, social, jurídica e do mundo de trabalho.
Os programas do SAE são direcionados à permanência, atendendo estudantes que apresentem dificuldades financeiras, de adaptações sociais e acadêmicas. O SAE desenvolve ações para auxiliar o (a) estudante nos diferentes momentos da vida universitária, incluindo a transição do ensino médio para Universidade, os desafios acadêmicos e sociais do percurso estudantil, até o desenvolvimento de carreira, por meio das atividades de estágios.
Mais informações: https://www.sae.unicamp.br/portal/pt/sae
A Faculdade de Engenharia Química conta com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação que é responsável pelos laboratórios de informática da Faculdade.
Há 3 salas totalizando 120 computadores que são disponibilizados aos estudantes durante o período fora de horário de aulas e aos docentes para realização de aulas com auxílio de tecnologia.
Cada computador conta com softwares específicos e dedicados às atividades de ensino e pesquisa, notadamente simuladores de processos avançados e que são empregados para aulas, realização de projetos e pesquisas científicas por discentes de graduação e pós-graduação da Faculdade.