Projeto Pedagógico do Curso

A partir de 2023, um novo Projeto Pedagógico para os cursos de graduação em engenharia química na Unicamp se inicia. Essa nova estrutura, elaborada a partir do ensejo das novas Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias de 2019, da lei de curricularização da extensão, e da vontade do corpo docente da FEQ de manter-se na vanguarda do ensino de engenharia química no país, é inteiramente baseada em competências, que foram definidas a partir da concepção do perfil dos egressos.

 

“Os egressos do curso de engenharia química são profissionais com sólida formação técnica e científica, espírito crítico, empreendedor e de inovação, capazes de analisar, sintetizar, projetar, operar e otimizar processos físicos, químicos e biotecnológicos. Devem sempre empregar seus conhecimentos em benefício da sociedade, respeitando os princípios de sustentabilidade, de saúde e de segurança, observando a legislação e os atos normativos vigentes e atuando com rigor ético e responsabilidade social.”

 

A partir do perfil, foram estabelecidas 8 competências gerais, ou sócio-emocionais, e 8 competências específicas, ou técnicas:

 

Competências Gerais:

1- Identificar problemas e oportunidades de melhoria e conceber soluções eficazes de engenharia, atendendo às necessidades dos usuários/beneficiários dessas soluções, considerando seu contexto e seu entorno;

2- Julgar opções e propor alternativas com pensamento analítico, reflexivo e crítico, considerando critérios técnicos, integrando conhecimentos teóricos e empíricos em benefício da sociedade;

3- Lidar de forma autônoma e criativa com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação e da sustentabilidade;

4- Atuar profissionalmente com criatividade, adaptabilidade, flexibilidade, espírito empreendedor e de inovação e de auto-aprendizagem contínua;

5- Aplicar conhecimentos de gestão organizacional, de pessoas e de projetos no exercício da profissão;

6- Atuar em equipes inter/trans/multidisciplinares e multiculturais de forma colaborativa e exercendo liderança ativa quando necessário;

7- Comunicar-se de modo eficaz nas formas escrita, oral e gráfica/imagética;

8- Exercer a profissão com ética e respeito à legislação, aos atos normativos afeitos e aos preceitos de cidadania e de responsabilidade social.

Competências específicas:

1- Identificar, modelar e simular fenômenos físico-químicos e biológicos no contexto das indústrias química, biotecnológica e de materiais;

2- Selecionar e/ou desenvolver e aplicar ferramentas matemáticas, computacionais e estatísticas, considerando critérios de eficiência, para problemas com diferentes graus de complexidade;

3- Elaborar hipóteses e validá-las por meio de planejamento e execução de experimentos, com análise e tratamento de dados, empregando o método científico;

4- Analisar e sintetizar sistemas e processos e conceber/desenvolver produtos, considerando o potencial de escalabilidade e a viabilidade econômica;

5- Projetar processos físicos, químicos e biotecnológicos, atendendo aos requisitos de projeto;

6- Supervisionar e coordenar a operação de processos físicos, químicos e biotecnológicos;

7- Avaliar cenários distintos buscando otimizar todas as etapas do ciclo de vida do processo;

8- Aplicar os princípios da sustentabilidade, de economia circular e de saúde e de segurança em todas as suas atividades profissionais.

Para cada competência específica, foram desenhadas trilhas de experiências de aprendizagem, a partir das quais foram constituídas cada componente curricular do curso.

O Projeto Pedagógico do Curso completo pode ser visualizado em: www.feq.unicamp.br/nde

Horários e Programas das Disciplinas

Estágio

O estágio é parte integrante da formação do engenheiro e da engenheira química. Ele constitui um momento único de inserção do estudante em um contexto profissional, no qual o estudante poderá aplicar as competências desenvolvidas ao longo do curso e simultaneamente desenvolver novas competências complementares que só uma experiência profissional pode agregar.

Além de fazer parte da estrutura curricular de engenharia química, o estágio é uma atividade regulada por várias normativas, começando com a Lei Federal 11788/2008, passando pelas normativas internas da Unicamp, e a Instrução Normativa CG/FEQ 01/24.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Química, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia. O TCC é entendido como um projeto de síntese e integração de conhecimentos, evidenciando que o futuro egresso do curso está apto a atuar nas mais diversas áreas compreendidas pela engenharia química.

O aluno que prepara seu TCC deverá demonstrar capacidade de propor e elaborar um trabalho de síntese e integração de conhecimento na área de Engenharia Química, de forma autônoma e independente, sob supervisão de um docente da FEQ. O TCC deverá ter como foco principal temas referentes a processos e/ou produtos, devendo contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas do profissional da área de Engenharia Química.

Verifique a Instrução Normativa CG/FEQ No 01/2016 para mais informações.

A partir do ano de 2023 a FEQ contará com componentes curriculares voltadas às atividades de extensão, integrando o o ensino de graduação à sociedade.

Esse processo é chamado de “curricularização da extensão”, pois constitui na atribuição de créditos curriculares às atividades extensionistas realizadas por alunos de graduação com intermediação de docentes. O objetivo desta interação é a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.

O curso da FEQ conta, a partir de 2023, com disciplinas obrigatórias (EQ240, EQ241 e EQ242 – “Engenharia e Sociedade”; e EQ281 – “Engenharia e Sustentabilidade II”), além de disciplina de convalidação de atividades extensionistas (EQ202 – “Atividades Complementares de Integração Ensino e Extensão”) e disciplinas “EX”, cujo caráter é puramente extensionisa e muldisciplinar. Com estas disciplinas, o aluno terá 11% de toda a carga horária do curso voltada à interação com a sociedade, de modo a compreender suas demandas e empregar seus conhecimentos em seu benefício.

Mais informações sobre curricularização da extensão podem ser obtidas nos seguintes links:

Instrução Normativa 04/2024 (Dispõe sobre as diretrizes para proposição, acompanhamento, avaliação e acreditação de atividades de Extensão em disciplinas de Graduação da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.)

Deliberação CEPE – A-022/2021 (Dispõe sobre as diretrizes para a integração entre ensino e extensão nos cursos de Graduação da Universidade Estadual de Campinas).
Apresentação “Curricularização das atividade de extensão” (Workshop docente/2021) – Prof. Dr. Flávio Vasconcelos da Silva, Coordenador de Extensão e Pesquisa da FEQ/Unicamp.

Clique aqui para acessar o Regimento dos Cursos de Graduação.

As entidades estudantis são de grande importância para a formação dos alunos, notadamente em habilidades sociais. Assim, a Faculdade de Engenharia Química apoia e incentiva todos os estudantes a participarem das entidades estudantis, de acordo com seus interesses.

Projeto e Pesquisa em Engenharia Química – PROPEQ (empresa júnior)

Centro Acadêmico “Robert Perry”

Grupo PET (Programa de Educação Tutorial)

Capítulo Estudantil da AIChE

Associação Atlética Acadêmica

Semana de Engenharia Química

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